You are here

LGW — Discurso na cerimônia de entrega do troféu “Spirit of the UN”

Obrigado, Sharon, por suas palavras tão gentis. Também gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão à distinta mesa executiva, nossos amigos do Comitê de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais (CSVGC-NY) por terem escolhido a Legião da Boa Vontade como receptora dessa inestimável homenagem. É com grande satisfação que dedico esta honra a todos aqueles que trabalham pela causa da Boa Vontade (não é à toa que são conhecidos como Legionários) e sua missão de fomentar uma sociedade solidária, altruística e ecumênica.

O nome deste prêmio é, por si próprio, uma poderosa convocação para que todos nós reflitamos no mais alto nível de consciência sobre a responsabilidade que devemos ter em um momento como o que vivemos, de medo e tensão global. O mundo todo está observando as Nações Unidas e confia que os atores da comunidade internacional defendam uma compreensão pacífica para garantir uma convivência harmoniosa. Portanto, saber que há almas corajosas empenhadas em resguardar os valores fundamentais sobre os quais as Nações Unidas foram fundadas não é apenas um sopro de esperança, mas algo necessário e urgente.

Eu represento a Legião da Boa Vontade, uma organização brasileira, fundada em 1° de janeiro de 1950, com aspirações similares às das Nações Unidas no pós II Guerra Mundial. Seu fundador, Alziro Zarur, era um radialista muito famoso, e ele idealizava um “Campo Neutro do Amor Universal”, onde qualquer um, independente de sua crença, etnia ou status social, pudesse unir forças para melhorar as condições de vida dos mais necessitados. Pelo rádio brasileiro, ele clamava às multidões uma nova consciência e engajamento em ações de solidariedade e caridade, inspirado no ecumenicamente irrestrito Novo Mandamento de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Após 1979, quando Zarur faleceu, seu sucessor José de Paiva Netto, também um reconhecido jornalista, radialista, escritor e compositor, expandiu o trabalho da LBV para uma ampla gama de programas sociais e educacionais que impactam, atualmente, centenas de milhares de vidas todos os dias em de sete países. Ele também criou uma linha pedagógica inovadora que propõe a união de “Cérebro e Coração” para um desenvolvimento completo dos indivíduos.

Em seus escritos, ele afirma que: “Quando a razão se une ao coração (sentimento), as soluções fraternas fornecem à vida a tão sonhada felicidade, que só pode ser verdadeira quando houver alimento, material e espiritual, no prato de todos.”

Acreditamos fortemente que a Educação é o caminho para uma sociedade mais justa, inclusiva e altruística. Contudo, esta Educação deve ir além do intelecto. Precisamos igualmente prover os corações de bons sentimentos e valores, de forma a preparar as gerações a enfrentar as grandes transformações que o mundo exige para sustentar a vida. Todos os dias, os centros socioeducacionais da Legião da Boa Vontade utilizam este modelo de Educação com Espiritualidade Ecumênica com milhares de crianças na América do Sul, Portugal e aqui nos Estados Unidos. Este programa de resultados comprovados pode ser uma alternativa bem-sucedida ao incentivar comunidades a se tornarem parceiras ativas da ONU no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Por isso é prudente e imperativo e que as nações também tenham seu progresso mensurado no desenvolvimento de uma Cultura de Paz e a adesão de valores universais, como é defendido na missão deste Comitê. Criar indicadores espirituais é uma estratégia pró-ativa e necessária para estimular políticas internacionais no desenvolvimento integral dos povos. O aumento da polarização do mundo e até mesmo a ameaça de uma guerra nuclear demonstram a necessidade de políticas que fomentem a compreensão, a cooperação e a atenção ao bem comum. De outra forma, todos pereceremos. Isso significa que, no final das contas, todo esse trabalho espiritual nas Nações Unidas é vital para dar ao mundo e às pessoas melhores chances de sobrevivência.

Quando soube do tema da Semana de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais de 2017, Genie e eu discutimos a possibilidade de realizar uma consulta pública com pessoas de todo o mundo para ouvir suas sugestões sobre quais deveriam ser esses indicadores espirituais. Por isso, na última quinta-feira (20 de outubro), a Legião da Boa Vontade sediou, no Brasil, um encontro interreligioso acerca desta temática no Templo da Boa Vontade, um monumento ecumênico erguido em 1989 por Paiva Netto para qualquer um que quisesse meditar e encontrar paz, independentemente de suas crenças. Eu estou feliz em dizer que o resultado desse encontro foi uma discussão vívida com recomendações muito interessantes que serão em breve apresentadas ao Comitê.

Assim, em nome da Legião da Boa Vontade e de seu Diretor-Presidente, José de Paiva Netto, agradecemos por esta homenagem e reafirmamos nosso compromisso em continuar colaborando com colegas tão distintos. Agradeço também ao Maestro Daniel Martins e à Orquestra Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri por terem vindo do Brasil e se juntarem a nós nesta cerimônia especial. Que o Espírito das Nações Unidas se mantenha vivo hoje e sempre em nossos corações.

Muito obrigado!